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Técnicas de persuasão: como utilizá-las em negociações?

A habilidade de convencer é valiosa no mundo dos negócios. Afinal, muitos profissionais precisam influenciar os outros e, assim, fechar bons acordos. Mas você sabe quais são as técnicas de persuasão?  

Basicamente, esses métodos foram desenvolvidos por meio de estudos de psicologia profundos, visando treinar equipes comerciais para garantir que empresas alcançassem excelentes resultados. 

Ao ter contato com tais conhecimentos, você conseguirá obter melhorias significativas não somente em sua vida profissional, mas também pessoal.  

Hoje, o convidamos a mergulhar neste conteúdo exclusivo e descobrir tudo sobre o tema: o que são as técnicas de persuasão, quais são os seus benefícios e como adotá-las. 

Preparado? Acompanhe a leitura e fique por dentro! 

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Conteúdo do artigo

Afinal, o que é persuasão? 

Para começar, vamos entender o que é persuasão. Trata-se de uma estratégia de comunicação com foco em convencer outra pessoa a aceitar uma ideia, realizar uma ação e por aí em diante.  

O poder de influenciar os outros não é algo importante apenas para a sociedade atual. Na verdade, ele é debatido desde a antiguidade.

Como exemplo, destacamos o trabalho do filósofo Aristóteles, uma das principais figuras a se aprofundar na ideia e estudar as diferentes possibilidades de retórica.  

A persuasão pode ser aplicada em inúmeros campos, especialmente no mundo corporativo, onde as técnicas são adotadas por aqueles que desejam fazer boas vendas ou formalizar acordos importantes.

Qual é a sua importância? 

Independentemente da sua área de atuação, a persuasão é excelente para melhorar o seu desenvolvimento no ambiente de trabalho.  

Com essa habilidade, você conseguirá desfrutar de inúmeros benefícios, que atingirão tanto a sua vida profissional quanto pessoal.

Nessa lista, destacamos as possibilidades de aumento salarial, a conquista de cargos de liderança e as condições de trabalho mais atrativas, entre outras. 

Na área de vendas, a persuasão é essencial para que uma empresa alcance um posicionamento sólido e, ao longo do tempo, seja reconhecida. 

Portanto, estudar e praticar as técnicas de persuasão é algo que os grandes profissionais devem fazer durante as suas carreiras e, em certos casos, transmitir aos seus colegas de profissão. 

Quais são as principais técnicas de persuasão? 

Existem diferentes técnicas de persuasão que podem ser colocadas em prática em seu dia a dia. Abaixo, contamos quais são as mais utilizadas e como aproveitá-las ao máximo. Anote já! 

A reciprocidade  

Quando falamos sobre técnicas de persuasão, não podemos deixar de citar a reciprocidade. De modo geral, esse método se baseia na ideia de que as pessoas costumam retribuir ações e favores.

Logo, quando um indivíduo toma uma atitude positiva para nós, sentimos a necessidade de recompensá-lo com algo igualmente agradável. 

No campo das vendas, isso pode ser visto quando os profissionais de uma empresa distribuem amostras ou brindes ao público, resultando, assim, em mais compras. Bem interessante! 

A autoridade 

Temos aqui mais uma das diversas técnicas de persuasão: a autoridade. 

Como você já deve ter reparado, o público é influenciado por personalidades e especialistas em determinados assuntos, como médicos, economistas, psicólogos etc. 

Com isso em mente, o método envolve o compartilhamento de informações enriquecedoras por indivíduos respeitados em seus campos de atuação. 

Uma vez em prática, essa abordagem consegue aumentar — e muito! — a possibilidade de convencer um grupo de pessoas a respeito de uma determinada ideia.  

A escassez 

Outro tipo de técnica de persuasão muito comum é a escassez. 

De maneira resumida, ela tem como base a ideia de que os consumidores tendem a valorizar mais aquilo que é raro ou que conta com um estoque limitado.  

Por exemplo, ao criar um senso de urgência e/ou destacar que restam poucas unidades de um artigo específico, uma marca consegue aumentar o seu poder de convencer o público a adquirir o produto.

No marketing, isso pode ser visto com ações de \”tempo limitado\” ou na comunicação de \”baixo estoque\”.   

E aí, depois desta leitura completa, você conseguiu entender quais são as técnicas de persuasão e qual é a importância de utilizá-las no dia a dia? Esperamos que sim!  

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