Doenças de pés: você sabe quais são as mais comuns?
Já parou para pensar que existem várias doenças de pés? Afinal, quando vivemos uma rotina agitada, é comum esquecermos de dar atenção a essa área do corpo.
No entanto, tanto os nossos dedos quanto o calcanhar e as demais partes são extremamente importantes. Por isso, devem ser vistos com cuidado.
Primeiramente, é preciso priorizar o uso de calçados confortáveis. Além disso, seguir uma rotina de higienização adequada e frequentar o podólogo — profissional responsável pela saúde dos pés.
Em paralelo, é necessário ficar de olho nas complicações mais comuns, assim como os métodos para preveni-las e tratá-las.
Por aqui, somos especialistas não somente em sapatos, mas em como oferecer mais bem-estar aos nossos clientes.
Portanto, vamos dividir com você, caro leitor, todas as informações sobre as doenças de pés e algumas dicas para fugir desses problemas. Acompanhe!
O joanete é uma das principais doenças de pés
Quando falamos sobre doenças de pés, é impossível não citar o joanete. De modo geral, o problema consiste em uma espécie de deformação no osso, que surge na lateral do dedão do pé.
Isso acontece a partir do desenvolvimento exagerado da articulação da região, que acaba por se projetar para fora.
A consequência? A pele de todo o local começa a apresentar um aspecto inchado, avermelhado e até dolorido.
Normalmente, o joanete se dá por conta do uso de calçados prejudiciais, ou seja, apertados ou confeccionados em materiais inadequados.
Em casos mais graves, é preciso realizar uma cirurgia para minimizar o quadro e garantir bem-estar ao indivíduo. Portanto, muita atenção!
O esporão no calcanhar não deve ser ignorado
De todas as doenças de pés, o esporão do calcanhar é uma das principais.
Basicamente, a complicação diz respeito a um crescimento ósseo que ocorre na área inferior do calcanhar. Boa parte das pessoas também o conhecem como “caroço” na sola.
Bastante frequente, o problema é diagnosticado com a ajuda de exames específicos, como o de radiografia.
Comum em pessoas que tenham mais de 40 anos ou pés chatos, o esporão deve ser tratado por meio de medicamentos.
O médico ainda precisará indicar o uso correto de palmilhas ortopédicas — acessórios estes amortecerão o impacto causado durante o caminhar.
A unha encravada precisa ser evitada ao máximo
Quem nunca sofreu com uma unha encravada que atire a primeira pedra! Até hoje, este é um dos principais incômodos sofridos pelos pés. Aliás, é um dos mais doloridos deles.
Tecnicamente, o problema é conhecido como onicocriptose e ocorre quando as extremidades das unhas se desenvolvem de modo a atingir outras áreas dos dedos.
Como resultado, o indivíduo sente bastante incômodo, especialmente porque o local tende a inflamar.
Para driblar e evitar o cenário, a recomendação é investir na utilização de sapatos confortáveis, como modelos de numeração adequada e com palmilha anatômica.
Ainda é legal aparar as unhas em um corte reto, evitando deixá-las arredondadas. Já se o local estiver infeccionado, um especialista terá que receitar o uso de medicamentos específicos, como analgésicos ou antibióticos.
As bolhas são unânimes entre as doenças de pés
E para finalizar o nosso artigo sobre as principais doenças de pés, não podemos deixar de citar as bolhas.
Tão comuns quanto as unhas encravadas, elas tendem a aparecer, principalmente, após o uso de um sapato novo.
Explicamos: tal complicação se dá devido ao atrito da pele com um calçado de numeração menor e, portanto, apertado.
Com o passar do tempo, a área ficará lesionada, colaborando para o aparecimento de bolsões, compostos por um líquido de tonalidade clara.
Para lá de dolorosas, as bolhas interferem na caminhada e podem durar dias até desaparecer.
Felizmente, não é preciso realizar um tratamento médico para tratar esse incômodo. A única recomendação é jamais estourar a bolha, pois essa atitude pode deixar o local ainda mais ferido.
Em vez disso, deixe a pele respirar e fuja do uso de calçados apertados.
E aí, gostou de saber quais são as principais doenças de pés e as formas de tratamento e prevenção?
Agora, aproveite o seu conhecimento para adquirir calçados masculinos de qualidade e começar a se cuidar desde já.
Acesse a loja virtual da Ferricelli para encontrar os melhores sapatos, seja para eventos casuais ou formais. Você não vai se arrepender!